sábado, 8 de novembro de 2008

2002

Começa um dos mais brilhantes e inesquecíveis ano da carreira de Ivete Sangalo. Há três anos em carreira solo, Ivete conquista o Brasil definitivamente e inicia o seu reinado de poder, sucesso e fenômeno na música brasileira.
Ivete Sangalo entrou 2002 com o pé direito. Além de todo o sucesso do CD ‘Festa’, Ivete está com namorado novo. O nome do sortudo é o músico David Moraes, filho de Moraes Moreira.
O Carnaval de 2002 foi à estréia de Ivete puxando o tradicional Coruja no Campo Grande. Ela abriu um enorme tapete vermelho na avenida para os associados do bloco desfilarem. E ela, a grande rainha – eleita pelo povo – esbanjar todo o poder, carisma, energia e AXÉ. Pela brilhante apresentação no Carnaval, Ivete é indicada em 4 categorias do Troféu Dodô e Osmar, e mostra a sua popularidade e grandeza, ganhando todas as quatro. Melhor Música (“Festa”), Melhor Cantora, Melhor Banda e Melhor Bloco de Trio (“Os Corujas”). Quem como Ivete?
Além de todo o destaque de ser a cantora mais popular, Ivete foi alvo da maior emissora de TV do Brasil, a Rede Globo. O convite veio da autora Glória Perez que a queria na novela “O Clone” interpretando uma policial. Ivete chegou a frequentar duas aulas de interpretação em Salvador – que é exigido pelo Sindicato dos Artistas. Além da TV, surgiu um convite para ela atuar em um filme que contaria a vida de Silvio Santos. Ivete interpretaria Marlene e Daniela Mercury faria Emilinha Borba [as rainhas do rádio]. O convite não foi em frente.
Ivete esteve no quadro Arquivo Confidencial no “Domingão do Faustão”. Irmãos, irmãs e amigos cantores da Bahia prestaram uma linda e emocionante homenagem à cantora.
No mês de maio, Ivete fez uma mini – turnê em Angola, onde se apresentou em Luanda, dentro do projeto Grandes Shows, realizado pela Maianga Produções Culturais no país africano. Ivete já tinha comunicado que não iria festejar seu aniversário. No entanto, ela decidiu de última hora fechar, um restaurante em Salvador para comemorar seus 30 anos, que foi restrito aos familiares e amigos mais íntimos. Com o estrondoso sucesso na música, e se tornando um fenômeno da música, o nome “Ivete Sangalo” vira uma marca lucrativa. Credibilidade, confiança e retorno comercial, características presentes na cantora, que virou garota propaganda da rede de lojas Insinuante e recebeu um contrato exclusivo de patrocínio da Embratel para a turnê 'Festa'.
A empresa Caco de Telha fecha com a Banda Eva – de Saulo Fernandes – que passa a empresariar a banda. Ivete consciente do seu poder e do seu statu quo, demonstrando uma humildade única e um coleguismo difícil de se vê, trouxe Carla Cristina, ex-vocalista da As Meninas pra dividir o comando do seu trio-elétrico no Fortal/2002.
O ano de 2002, além de ficar marcado na carreira de Ivete como um excepcional ano, ficou marcado também pela conquista do Penta Campeonato Mundial, que foi embalado ao som do estrondoso hit “Festa”.
A escolha da música se deu de forma espontânea e partiu da equipe técnica do Brasil. O treinador da Seleção, Luis Felipe Scolari, recebeu da TV Globo, um dia antes da partida contra a Inglaterra, um vídeo com imagens dos jogadores em campo e de torcedores em comemorações pelo Brasil afora, tendo como trilha sonora escolhida para o clipe, a música “Festa”.
Logo depois da conquista da Copa, o próprio Felipão escolheu a musa baiana para animar a chegada dos pentacampeões na capital federal. A seleção brasileira pentacampeã foi à primeira na história a desfilar em trio elétrico. Houve na época, certo constrangimento, porque, no Dia dos Bombeiros, a seleção acabou não subindo no carro de bombeiros preparado para ela. Dessa vez, foi preferido o calor do Trio Elétrico e sua Diva maior.
Felipão, não se negou, em elogiar a estrela baiana: "Ivete é a vibração popular", bem direto, com aquele seu jeito gaúcho de ser. Além de se confessar fã de Ivete, Felipão ressaltou a importância da música da artista durante a realização da Copa do Mundo/2002. "No campeonato, nós usamos Festa como motivação para os jogadores. Ivete Sangalo é a verdadeira festa".
Em agosto Ivete foi condecorada com o título de Cidadã Pernambucana pela Assembléia Legislativa, em Recife.
A Universal lançou uma compilação das músicas românticas no CD que levou o nome do seu primeiro sucesso romântico: “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”. A coletânea alcançou disco de ouro – 100 mil cópias. Além de resgatar as músicas romanticas da carreira de Ivete, teve ainda belissimas interpretações de Ivete com grandes nomes da música brasileira: "Por Causa de Você, Menina" gravada ao vivo em parceria com Jorge Ben; e "Loucuras de Uma Paixão" onde Ivete faz dueto com o sambista Jorge Aragão.
Podem torcer a cara pra música que Ivete se propõe a fazer, mas negar a qualidade e potência/qualidade vocal de Ivete é impossível. A Voz grave, firme e afinada estava nas canções selecionadas, endossando mais uma vez a belíssima definição de Nando Reis: "voz que às vezes ruge altiva e poderosa, e em outras ruge sutil, sussurrante".
Em outubro, Ivete se casou com o guitarrista Davi Moraes, depois de oito meses de namoro, em uma cerimônia fechada para convidados na casa de Ivete, no condomínio Encontro das Águas. O casal foi apresentado por Preta Gil - muito próxima de ambos. Estiveram presente amigos famosos como Carol Dieckman, Serginho Groisman, Carlinhos Brown e Margareth Menezes. Ivete que entrou com o irmão Jesus, deu uma canja em um palco improvisado, cantando com o sogro, o pai de Davi (Moares Moreira) e com Carlinhos Brown.
No mesmo mês, acompanhada do agora marido Davi Moraes, Ivete Sangalo recebeu a imprensa e convidados para o lançamento do Pier Bahia, com uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos. A casa de shows possui uma área de pista de 2.500 metros quadrados, com capacidade para 4 mil pessoas em pé e um camarote capaz de abrigar 800 pessoas. A estréia, foi no dia 13 de mesmo mês, que teve show também do grupo Titãs.
Na oitava edição do Prêmio Multishow, Ivete foi indicada em duas categorias: Melhor Cantora e Melhor Música, mas saiu sem nenhum prêmio. Até o final do ano, Ivete ganharia os “Melhores do Ano” do Faustão (Melhor Cantora e “Festa” Melhor Música) e o Troféu Imprensa (Melhor Cantora e o Troféu Internet de Melhor Cantora). A música “Festa” ainda ficaria entre em 2º Lugar, como a musica mais tocada nas rádios no ano de 2002, segundo o Hot100Brasil.
Em setembro Ivete Sangalo recebeu o convite para desfilar na Escola de Samba “Tradição”. Ivete declinou do convite, e reforçou sua prioridade, que era estar inteira e completa no Carnaval de Salvador. No Reveillon de 2002, Ivete se apresentou no Farol da Barra, para um público de mais de 1 milhão de pessoas. O show foi transmitido pela Band. Logo depois ela correu pro Pier Bahia pra encerrar a noite, que foi aberta por Daniela Mercury.
Ivete encerra o ano se firmando como uma das maiores cantoras na nova geração da música brasileira. Poderosa, talentosíssima, rica, elogiada por artistas gabaritados, competente no que faz e dotada brilhantemente do que é mais precioso no “conjunto Ivete Sangalo” – Voz.

2 comentários:

Unknown 19 de março de 2010 às 16:35  

eu tambem sou fãaaa

Unknown 19 de março de 2010 às 16:36  

eu queri conhese ela por que eu amo muito ela mais ñ dar eu morro muito longe